Acampamento Flamboaiã

A fazenda



A história da Fazenda Flamboaiã


A Fazenda Flamboaiã, localizada no município de Pindamonhangaba, pertence à família Teixeira, desde o ano de 1934.
Originalmente fazia parte da Fazenda São João, da qual se desmembrou em 1984.


Agropecuária

A Fazenda São João tradicionalmente sempre se dedicou às atividades agropecuárias. Sua história sob a ótica da produção pode ser dividida em três períodos.

O primeiro (1934 - 1964), caracterizado pela exploração de diversas culturas, com maior e menor intensidade, entre elas o arroz de várzea, o milho e destacadamente a mandioca, principalmente durante a Segunda Guerra, quando a fazenda tornou-se produtora de farinha e fécula, produzida em engenho movido por roda d’água, na própria propriedade.

No segundo período (1964-1980) desenvolveu a atividade de pecuária leiteira. Acompanhando o grande progresso da região, neste setor, a fazenda São João tornou-se, também, grande produtora de leite. Inicialmente utilizando o sistema de produção extensivo com gado de origem zebuína. Mais tarde, produzindo de forma semi-intensiva e intensiva, com a introdução do gado Holandês e de modernas técnicas de produção. A São João tornou-se referência pela utilização de técnicas inovadoras para a época, como o uso da cerca eletrificada, a inseminação artificial, a produção de alimento para o gado na própria fazenda, com destaque para a silagem e a ordenha mecânica.

Este período também foi marcado pela seleção do rebanho e o seu aprimoramento, através do registro genealógico e do controle de produção por animal. É importante lembrar que durante este período a cidade de Pindamonhangaba obteve posição de maior produtora de leite do Brasil. Aqui, realizava-se anualmente a feira dos produtores de leite, que expunham seu melhor tipo e produção de leite. A fazenda possui diversos troféus conquistados nestas exposições.

No terceiro período (1980 - 1997), com a industrialização da região e a forte urbanização, a cidade de Pindamonhangaba vê o crescimento dos setores secundários (industrial) e terciário (comércio e serviços) da economia, com declínio da atividade do setor primário (agropecuária).

A Fazenda São João é desmembrada. Surge a Fazenda Flamboaiã que procura, então, diversificar sua atividade produtiva. Além da produção leiteira, desenvolve a produção do cavalo Mangalarga, tendo neste período participado de torneios equestres e de exposições de criadores, reunindo diversas premiações. A fazenda faz, também, experiências práticas na área da piscicultura, criando e engordando Tilápias e Carpas, em suas represas e tanques. A partir de 1992 cessa a atividade leiteira, sendo o gado de leite substituído pelo gado de corte.


Recreação, Lazer, Turismo, Educação Ambiental

A partir de 1985, a Fazenda Flamboaiã diversifica sua atividade produtiva de forma radical. Passa a atuar também no setor de serviço, abrindo suas porteiras à realização de eventos com finalidade de recreação, lazer, educação, negócios e turismo.

A Fazenda Flamboaiã, com sua topografia plana, grandes espelhos d’água, arborização e localização privilegiada à margem da Via Dutra, apresentava grande potencial para o desenvolvimento de atividades que aproximassem o homem do ambiente natural.

Tem início neste ano de 1985 o funcionamento do Acampamento Flamboaiã, recebendo crianças e jovens em temporadas de férias e finais de semana.

Em Outubro de 1998, inaugura o Pesqueiro Martim Pescador, aberto ao público. A partir de 2000 inicia um projeto de recuperação vegetal, plantando sistematicamente espécies provenientes da Mata Atlântica que outrora dominava a região do Vale do Paraíba.